21 de jan. de 2014

Princípio da individualidade biológica

Oi  Gente saudável ! 
Tudo bom ?

Hoje temos uma novidade ! A participação de um novo colunista no blog, Saulo Tavares. Saulo é educador físico e personal, formado pela  Escola Superior de Educação Física- ESEF/UPE e pós-graduado em obesidade e emagrecimento.  Ele vai nos ajudar dando algumas dicas aqui no blog. 

Hoje vamos falar sobre um tema muito importante mas, que as vezes esquecido; A individualidade biológica. Muita gente me pede dieta pronta, treino pronto, Mas o que esquecem é que cada um tem suas particularidades, seu biotipo, suas alergias, suas necessidades. Eu por exemplo quando era criança tinha alergia ovo, imagina se eu fosse seguir a dieta de alguém que come ovo, coitada de mim ein !  O que quero que vocês entendam é que o caminho para uma vida saudável todos podem seguir mas as quantidades, as necessidades só um profissional adequado que pode te ajudar.


E o princípio da individualidade biológica, onde fica?




Com a popularidade das redes sociais como: Facebook e principalmente instagram, muitas pessoas (principalmente celebridades) passaram a sociabilizar seus treinos a partir de vídeos e/ou fotos que são publicados quase que diariamente em inúmeros “perfis fitness”. Isso vem a ser um grande problema, visto que muitas pessoas estão “copiando” e realizando tais exercícios em academias sem nenhum acompanhamento/orientação e, pior, sem saber se tal exercício é o mais indicado para sua necessidade e/ ou objetivo, desrespeitando um dos principais princípios do treinamento desportivo e de promoção à saúde: o PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA.


Uma frase explica muito bem esse princípio é: "Todos nós temos uma coisa em comum: Somos todos diferentes. A diferença é inerente ao ser".




Todos nós somos singulares diante de respostas a estímulos externos, você responde de um determinado modo a um treinamento, eu posso responder completamente diferente (graças a Deus, é por conta disso que eu tenho um trabalho, -rs). Quando da elaboração de um treino, o personal trainer deve ter conhecimento das tendências de comportamento geral dos sistemas e obter informação específica pelo método científico, devendo usar o princípio da individualidade para orientar a intervenção para a realidade específica sem esperar que a resposta seja igual entre todas as pessoas (Gentil). De acordo com ZATSIORSKY (1999), a tentativa de imitar programas de treinamento feito por outras pessoas normalmente se mostra infrutífera, porque as ideias devem ser aproveitadas, e não o protocolo de treinamento como um todo.




Não copie treinos de internet, não copie treinos de atleta, celebridades, ou seja lá de quem for, a chance de você não alcançar o seu objetivo é enorme e, você ainda corre um risco muito grande de se lesionar seriamente, principalmente por alguns vídeos que estão sendo disseminados pelas redes sociais, de vários exercícios “inventados” sem nenhuma comprovação científica de efetividade e que estão sendo executados em inúmeras academias pelo Brasil. Procure um professor/personal trainer, ele é o ÚNICO profissional capaz de identificar suas necessidades e escolher a melhor estratégia e exercícios para você alcançar seu objetivo com saúde e total segurança.




Então, eu sei que vou deixar muita gente triste, mas... Sabe aquele treininho que aquela panicat postou no instagram ou publicou na revista? E aquela dieta que aquela modelo deu naquele site, lembra? Pois bem, ESQUEÇA! Você não vai ficar com aquele corpinho realizando aquele treino/dieta, sabe por quê? Simples, PORQUE VOCÊ NÃO É ELA!!!







Escrito por: 
Saulo Tavares
Personal trainer
Pós-graduando em Obesidade e emagrecimento
Consultoria online: saulotavares7@hotmail.com
Siga no instagram: @SauloTavaresPersonal



Beijos, Espero que gostem

Att, Tacyana Melo 

Um comentário: