25 de jan. de 2014

Entrevista com atleta da IFBB, Tiago Morais

Oi Gente saudável ! 

Tudo bom ?

O post de hoje é super legal, Vou contar a história de Tiago Morais um engenheiro mecânico, Apaixonado por musculação que numa brincadeira de ver o limite do seu corpo e até onde ele chegaria decidiu competir no pernambucano  do IFBB na categoria mensphysique.

 Tiago gostou de todo o sofrimento que passou durante 13 semanas de dieta, e da sensação de subir ao palco, das privações, das dores nos treinos que decidiu dividir com a gente isso tudo e muito mais.




 Foto das 6 primeiras semanas de preparação



Leve uma vida leve: Tiago , grande parte das pessoas não entendem esse esporte e, principalmente no começo é difícil conquistar o apoio das pessoas ao nosso redor, como você lidou com isso ?  Com a reação dos seus pais, amigos e familiares  e de que forma eles pensam sobre sua carreira de bodybuilder?

Tiago Morais: Muitas pessoas acham que culto ao corpo é algo meio narcisista, que é um esporte fútil que não agrega nada e sempre no começo alguns zombam mas após algum tempo, vão vendo que uma vida regrada, só traz coisa positiva e acabam pedindo conselhos, dietas, treinos, o que fazer pra ter um corpo melhor.Hoje não me vejo ainda com uma carreira de Bodybuilder mas sim o estilo bodybuilder. Acordar, comer, trabalhar, treinar, comer e fazer essa rotina repetidamente com prazer. Basicamente ninguém da família apoia ainda, apenas os amigos e a futura esposa que sempre esta do meu lado, seja na dieta, seja dormir cedo, seja não sair e ficar em casa.


 Foto da 8ª semana de preparação

Leve uma viva leve: Tiago, a maioria das pessoas quando entram pela primeira vez em uma academia são totalmente leigas em relação ao treinamento com pesos, dieta e suplementação, acabam seguindo cegamente o conselho dos profissionais disponíveis, sendo estes bons ou não, no seu caso é evidente que encontrou o caminho certo muito cedo, o que contribui para isso? Como foi o começo para você? Teve ajuda de algum profissional ?

Tiago MoraisO que contribuiu foi ter me apaixonado pelo esporte, o que me fez pesquisar, ler muito, para tentar entender o porque de muita coisa, o porque de tal proteína, tal exercício, frequência, cardio, etc. No começo entrei numa academia pequena, mas tinha o professor Daniel que era muito bom, dava muitas dicas, ajudava, falava de livros e historias do fisiculturismo, era academia de marombeiro mesmo o que contribuiu mais ainda por gostar do esporte


Foto da 12/13 semana, já faltando 4 dias pro campeonato 



Leve uma vida leve: Tiago, Porque você resolveu ser fisiculturista? Quando? Sofreu algum preconceito ?

Tiago Morais: Sempre admirei os atletas em relação a perseverança, ao sofrimento que passam, as restrições de dieta, a força de vontade de mostrar em apenas alguns minutos , meses de trabalho árduo e doloroso, então quis fazer uma experiencia comigo mesmo em março\2013, entrando para competir no pernambucano na categoria mensphysique. Preconceito não houve, mas no levaram a serio minha escolha.


2 dias antes do campeonato, após 35 minutos de saúna para retirar a água entre a pele e o músculo


Leve uma vida leve: Já que tocamos no assunto, quais suplementos são essenciais na sua dieta?

Tiago Morais: Varia muito da fase de periodização, mas basicamente, BCAA, Glutamina, Whey Protein, Dextrose, Cafeina, Vit C, Polivitaminico, Omega 3, betalanina. Na fase de competição, alem disso tudo, termogênico e um pre-treino quando estou muito esgotado.


Competição IFBB/PE

Leve uma vida leve: Durante a competição como foi sua alimentação?

Tiago Morais: Fui a um nutricionista esportivo e como meu corpo e do tipo endomorfo, trabalhamos com poucos carboidratos, muita proteína e muita gordura boa como azeite, castanha do para e castanha de caju.

Leve uma vida leve : Não são todos que entendem a importância da dieta quando se tem como objetivo uma mudança corporal. Se pudesse dar dicas sobre alimentação, quais seriam?

Tiago MoraisDieta é primordial, sem discussão, tanto para ganho de massa muscular quanto para perda de gordura. O ideal é procurar um nutricionista e ler sobre os alimentos, IG, carboidratos, proteínas , gorduras, etc. Não existe receita de bolo. Você tem que escutar seu corpo e entender o que ele necessita, dietas prontas não funcionam

Leve uma vida leve: No mundo bodybuilding há defensores do treino pesado onde se executa com a maior carga possível e os que acreditam em amplitude de movimento e execução perfeita, em qual destas você se encaixa?


Competição IFBB/PE

Tiago Morais: Treino pesado com a máxima amplitude possível, muito peso da forma errada pode causar lesões irreversíveis. Existem técnicas de ajudar o parceiro de treino para ultrapassar aquele limite natural e fazer com que haja mais microlesões das fibras. O ideal e sempre fazer com a maior amplitude, ate porque movimento parcial pode causar encurtamento muscular.

Leve uma vida leve: Tiago, A maioria dos competidores tem uma vida regrada, sem álcool, drogas e balada, sendo então, o que acha que impede a disseminação desse esporte tão edificante para a população brasileira?

Tiago Morais: Muitos querem ter a gloria do resultado sem ter o sacrifício do dia-a-dia. Esse esporte você carrega 24 horas, pois tem que fazer todas as refeições, dormir bem, treinar bem.


Dia Da competição

Leve uma vida leve: Voltando ao treinamento, como divide seu treino durante a semana e quais exercícios são essenciais para você?

Tiago Morais: Basicamente um músculo por dia, hoje , para dar mais volumes aos ombros , braços, treino esses grupos musculares 2 x na semana, sendo um treino intenso e o outro moderado.
Exercícios essenciais: - Agachamento, levantamento terra, supino, barra fixa, rosca direta, tríceps no pulley e desenvolvimento de ombros.


Dia da Competição

Leve uma vida leve: Tiago quais dicas você daria para um iniciante e até mesmo intermediário na musculação?

Tiago Morais: Treinar pra você , não para os outros. Nâo faça pesado e errado só pra dizer que é o cara da academia. Pesquise e leia bastante sobre musculação, dieta. Siga perfis no instagram que pode auxiliar num melhor entendimento sobre vários assuntos. Se tiver disponibilidade financeira, contrate um personal trainer e um nutricionista. È um investimento, e não um gasto qualquer, que trará benefício para toda a sua vida


Leve uma vida leve: Você pretende continuar ou foi só pra o campeonato ?

Tiago Morais: Pretendo continuar competindo, estou sempre com alimentação restrita, porém me dando a alguns luxos aos domingos de comer uma pizza, hambúrguer, doce etc.


30 dias apos a competição 

Leve uma vida leve:  E qual mensagem final gostaria de dar aos leitores do blog?

Tiago Morais: Exercite-se e com PESOS!!! faz bem, emagrece, tonifica, e você acaba ficando mais criterioso em sua alimentação, trazendo uma vida leve, saudavel e longevinea.
E nunca desista dos seus sonhos. Sua mente é muito mais poderosa do que você pode imaginar...




Obrigada Tiago pela participação e por mostrar mais do seu trabalho à todos, te desejo muito sorte, muito foco e muito treino.

Att, Tacyana Melo




Nenhum comentário:

Postar um comentário