5 de fev. de 2014

O que posso levar de marmita?



É incrível a quantidade de emails que recebo com essa mesma pergunta: O que posso levar de marmita? Por isso resolvi fazer esse post onde vou tentar dar algumas dicas e relatar um pouco da minha experiência e com isso espero que ajude alguns de vocês.

Minha rotina é bem agitada passo o dia fora de casa, por isso, praticamente todas as minhas refeições são na rua então levar marmita é basicamente uma obrigação. Além de economizar e manter a vida saudável, levar marmita me da uma garantia da procedência dos alimentos e você pode controlar o que vai comer. Mas afinal o que vai ficar bom no dia seguinte para levar na marmita?



Eu sempre preparo minhas marmitas no dia anterior, e sou eu que faço tudo ! Faço o arroz, feijão, salada, frango. Saio de casa às 5:00 e chego às 22:00 todos os dias. Quando eu chego eu caso eu preparo toda comida pro dia anterior. As vezes faço uma quantidade maior pra dar para os outros dias.



A primeira coisa que você precisa lembrar é que essa comida será reaquecida, por isso algumas coisas podem não dar muito certo, antes de separar os ingredientes e correr para a cozinha, é preciso lembrar que diversos cuidados devem ser tomados para que a refeição permaneça saborosa no momento de almoçar, sem riscos de encontrar a comida estragada bem na hora da fome.

Evite:
  1. O tomate. A fruta não é uma boa opção, pois solta muita água e acaba umedecendo a comida toda.
  2. Molhos à base de leite, creme de leite, maionese ou iogurte (molho branco, creme de milho, creme de espinafre) tendem a azedar mais facilmente com oscilações de temperatura.
  3.  As carnes da marmita devem ser preferencialmente grelhadas, assadas ou cozidas. Frituras não caem bem quando esquentadas. Além disso, o objetivo é reeducar a alimentação. Portanto, deixe a fritura de lado.
  4. As carne de porco, peixes, frituras, empanados, molhos cremosos ou gordurosos (com linguiça, paio, bacon), maionese (creme industrializado e salada), molho branco e feijoada.

Mesmo na marmita, seu almoço deve ser completo. Ou seja, precisa ter um tipo de carboidrato (arroz e massa integrais, batata), um de proteína magra (ovo, carne, frango, peixe) e mais um de leguminosa ou grão (feijões, lentilha, quinua, grão-de-bico, soja), além de folhas e legumes.

Os alimentos que precisam ser aquecidos devem ficar em uma marmita ou recipiente diferente daqueles que podem ser consumidos frios. Por exemplo: não colocar o grelhado junto com a salada. Isso evita que as folhas fiquem murchas e percam o frescor. Se preferir levar um sanduíche - para o almoço ou até para o lanche da tarde -, também é conselhável separar alguns itens do recheio e colocá-los no meio do pão apenas na hora de comer.



Aposte:

·         Pratos quentes:   
  •    Carboidrato: arroz integral, macarrão integral (penne, fusilli), risoto de quinua, batata-doce, batata, inhame (assado ou cozido), purê  de mandioquinha
  •    P roteína: carne vermelha magra, peixe, frango (grelhado ou assado), ovo mexido, omelete.
  • Grãos ou leguminosa: feijões, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha (se você dispensar a proteína das carnes, acrescente dois tipos de grão na marmita. Eles são fonte de carboidrato e proteína vegetal)
  •  Verduras e legumes à vontade: abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba, couve, espinafre, chuchu, escarola, vagem (no vapor ou refogados)
 Pratos frios

Se quiser, você pode montar a marmita só com comidas que não precisam ser aquecidas na hora do consumo. Ainda assim evite colocar os alimentos cozidos junto com os crus, a não ser que você opte por uma salada completa, mas sem folhas. 

  •   Carboidrato: salada de arroz integral com milho, salada de macarrão (fusilli, penne, rigatoni), salada de batata, tabule de trigo ou cuscuz marroquino
  •  Proteína: atum light, ovo cozido, salmão defumado, carne magra, frango ou bacalhau desfiados, peito de peru, tofu (queijo de soja), ricota, mussarela de búfala
  •  legumes + Grão ou leguminosa: lentilha, grão-de-bico, milho, trigo em grão, cevadinha, soja (se você dispensar a proteína das carnes, acrescente dois tipos de grão na marmita. Eles são fonte de carboidrato e proteína vegetal)
  • Verduras e legumes à vontade: alface (americana, lisa, crespa, roxa), agrião, rúcula, repolho, pepino, abobrinha, cenoura e beterraba (cruas e raladas), palmito, tomate, champignon, rabanete, vagem.





Marmita de vidro ou plástico?

Todos os recipientes exigem cuidados especiais.

- É preciso ter muito cuidado ao esquentar marmitas de plástico, pois algumas contêm substâncias tóxicas, como o bisfenol A.

- A marmita mais recomendada é mesmo a de vidro. Considerada o melhor recipiente para ir ao forno, seja convencional, seja de micro-ondas.  Para completar, não conserva o sabor de outros alimentos e é fácil de lavar


 Agora que você já sabe como conservar os alimentos, que tal fazer compras saudáveis você pode encontrar isso aqui em:  Lista De Compras

Beijos Gente espero que gostem da matéria !

E nos seguir no Instagram


Beijos !!!!!



3 comentários:

  1. Adorei as dicas e gostei muito do seu blog! Vou virar seguidora =) Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Dicas ótimas! Parabéns linda...Vou começar a me organizar pra ter uma alimentação mais saudável :)

    ResponderExcluir