17 de jan. de 2014

Lanche da tarde: proteína + carboidrato, certo? Mas você sabe porquê?

Oi gente Saudável !

Tudo bom ? 

Hoje o post vai ser dedicado aos muitos e-mails que recebi com a mesma dúvida: “Precisamos comer sempre alimentos fonte de carboidratos com uma proteína magra ou fonte de gordura do bem… Mas quais combinações são bacanas? Como combinar? Qual carboidrato é legal? Que gordura é legal consumir nesses lanches?”  Com base em todas essas dúvidas, resolvi escrever um post simplificando esses porquês, de forma clara e bem objetiva! Vamos lá?





1- Por quê unir um carboidrato com uma proteína ou gordura boa?

O grupo alimentar que tem a capacidade de elevar os níveis de açúcar no sangue com maior facilidade é o grupo dos carboidratos. Lógico que, quanto maior  o índice glicêmico do carboidrato, maior essa capacidade. Quando consumimos carboidratos simples ou sem o acompanhamento de uma proteína ou gordura essa refeição aumenta de forma brusca os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que o corpo secrete insulina para  carregar essas moléculas de glicose para as células e aí, temos o pico de insulina. Com o passar do tempo, esses picos de insulina irão favorecer não só o aparecimento daquela barriguinha saliente – pois a insulina favorece o acúmulo de gordura na região abdominal – como também aumenta e muito a pré disposição ao desenvolvimento de diabetes! E é aí que entra a ação da proteína e da gordura. Elas, além de fornecerem aminoácidos essenciais para a manutenção da massa magra, ou óleos essenciais como o ômega 6 que é super antioxidante, ainda diminuem o índice glicêmico da refeição, não gerando os picos de insulina e ainda trazendo saciedade por muito mais tempo!
2- O que comer?

Lógico que cada pessoa precisa de uma quantidade diferente e individualizada de cada alimento, mas separei algumas opções de lanches, sempre visando a facilidade e simplicidade, pois sei bem como é difícil fazer esse lanche da manhã ou da tarde em meio à reuniões, trânsito! Acho que pode dar uma ideia legal do que consumir, e como combinar esses alimentos! Segue:
Barra de granola
(não de cereais com chocolate… ok? rs)Polenghinho light
Iogurte grego zero gordura
Castanhas do Pará
Maçã verde ou vermelha
Polenghinho light
Iogurte desnatado
Granola
Castanha do Pará
Torrada integral
Queijo cottage
Mamão papaia
Iogurte grego zero gordura
Chia
Pão sírio integral
Cottage
Alface & tomate
Pão folha light
Frango desfiado
Creme de ricota
Maçã assada
Creme de ricota
Canela
Banana
Aveia
Whey Protein ou Blend
Mix: damasco, ameixa seca, pistaches, amêndoas e amendoim

Beijos e espero que gostem da dica.
Att. Tacyana Melo

Fonte: Nutricionário 


Nenhum comentário:

Postar um comentário