23 de dez. de 2013

Fim De Ano Sem culpa




Não é tarefa fácil escapar das tentações natalinas. Com a desculpa de que “é só uma vez por ano”, é muito comum exagerar na ceia, se fartar de peru, pernil, tender, maionese, farofa, rabanada e panetone. O peso, principalmente na consciência, após a “comilança” é certeiro.



Mas não fique preocupada, você não é a única mortal que sofre nesta época. Todos sabem que é o período mais lindo do ano, então vamos aproveitá-lo sem exageros e com bom senso para continuar o ano bem e com muita saúde.



·         Antes da festa

No período antes das festas é importante manter o seu organismo bem hidratado. Invista na água de coco, sucos com frutas ricas em água, chás e, claro, água mineral à vontade.Lembrar que aquela cervejinha infelizmente não mata a sede e traz como conseqüência a desidratação, não se iluda, aposte na água, e caso tome álcool intercale com água, assim os prejuízos serão menores.  


Dê preferência à preparações mais leves no almoço, como mix de folhas com sementes (amêndoas, gergelim, semente de girassol, semente de abóbora) que ajudam a trazer mais saciedade na refeição; legumes assados, e opte por quinua ou alguma carne magra como peixe ou frango.

·         Durante a festa

1.       Natal sem peru não é Natal. Em comparação com pernil, tender ou chester, peru é a carne mais magra portanto, opte por ele. Vale também retirar a pele das aves antes de assar, “truque” que ajuda a reduzir o teor de colesterol ingerido.

2.        Outra dica é evitar para não cair na tentação dos alimentos gordurosos, como carne de porco, pele de frango/tender, embutidos (como aqueles que preenchem a mesa de frios – salaminho, presunto, peito de peru, mortadela, salsicha, linguiça) e queijos amarelos. Para diminuir o consumo de sódio e controlar a pressão arterial, também é importante evitar os enlatados e conservas, maionese e caldos concentrados no preparo dos alimentos.



3.        Dê uma chance a lentilha. Os benefícios deste alimento são incontáveis: ela é rica em ferro, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B. Além disso, possui triptofano, aminoácido que se converte em serotonina.

4.       Tudo o que é frito, pode ser também assado. Então, prefira a segunda opção. Isso vale para as aves e também para a tradicional rabanada. Alimentos fritos são mais calóricos e o consumo exagerado pode desenvolver doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, câncer e ainda reduzir a absorção de nutrientes. 




·         Pós festa



Depois dos exageros natalinos e algumas colorias ingeridas em excesso o foco gira em torno de eliminar os exageros que foram consumidos. Existem alimentos chaves para esse período, eles possuem ação diurética e antiinflamatória que irão ajudar no processo detoxificação.
- No café da manhã, invista nos sucos verde com chia, eles além de dar uma maior saciedade por conta das fibras presentes na chia, irão ajudar na “faxina” do organismo devido a ação da couve e da maça.

-No lanche da manhã, o ideal é o consumir chás como o verde, hibiscus, cavalinha, chapéu de couro, amora  eles possuem ação diurética e antiinflamatória. Além das frutas picadas com um mix de farelos com quinua, amaranto em flocos, gergelim e sementes para garantir a saciedade.



- No almoço e no jantar, priorize as sopas leves feitas com couve-flor, brócolis, alho poró, couve, repolho, cebola, alho. Tempere as sopas com especiarias antiinflamatórias e antifúngicas como canela, gengibre, anis, curry e açafrão.

- No lanche da tarde, a pedida é um suchá (fruta batida com chá) ou smoothie (água de coco batida com frutas e gelo), eles irão lhe garantir uma saciedade maior.” 




Vale lembrar que depois do exagero não adianta ficar sem comer ou pular as refeições. O segredo é voltar com tudo pra dieta logo após a exagerada. Sem neuras em pessoal.

Beijos e espero que vocês aproveitem bastante o Natal.
Fiquem com Deus !



Att. Tacyana Heloá






Nenhum comentário:

Postar um comentário